Renascimento Cultural e Científico

quarta-feira, 24 de agosto de 2011
O Renascimento Cultural foi um movimento de renovação intelectual e artística que marcou a transição dos valores que predominavam na Idade Média europeia para a mentalidade burguesa da Idade Moderna.
O florescimento do comércio, o crescimento das cidades e a formação dos Estados nacionais dariam à decadente sociedade feudal uma nova dinâmica. As ideias de lucro, enriquecimento e prosperidade, próprias da burguesia em ascensão, contribuíam para despertar o espírito de competição. A burguesia estimulou o florescimento de uma nova cultura, já que ela poderia garantir-lhe prestígio e uma posição compatível com o poder econômico que estava alcançando. Mas além da burguesia, príncipes e até papas também se destacaram na tarefa de incentivar, patrocinar e proteger os artistas, sendo, por isso, chamados de mecenas.


O aperfeiçoamento e a utilização da imprensa pelo alemão Johannes Gutenberg por volta de 1440, acelerou a produção e a circulação das obras literárias. Alguns fatores explicam o pioneirismo italiano: durante a Baixa Idade Média, após as Cruzadas, a Itália se manteve como um centro ativo do comércio, o que possibilitou o desenvolvimento de uma poderosa classe de mercadores que permitiu a integração de muitos italianos com os grandes centros urbano-comerciais, como Constantinopla. Aliás, depois que os turcos otomanos tomaram Constantinopla, em 1453, muitos intelectuais e artistas bizantinos se refugiaram nas cidades italianas. Podemos considerar também o fato de as obras da Antiguidade greco-romana estarem presentes muito mais na península Itálica do que em qualquer outra região europeia.


Da Itália, o movimento renascentista expandiu-se para vários países da Europa, atingindo Holanda, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Suíça, Polônia. Em todos esses países encontramos grandes nomes ligados às artes, às ciências, à literatura e à filosofia.
O pensamento renascentista se opunha a toda forma de pensar da Idade Média e por isso combatia o teocentrismo e o misticismo característicos do medievo europeu. Dessa forma, o Renascimento apresentou como elementos fundamentais o humanismo – que propunha a substituição do teocentrismo pelo antropocentrismo (o homem como o centro do mundo) –, o racionalismo – o uso da razão, e não da fé, para explicar os fenômenos –, o naturalismo – em oposição ao espiritual –, o experimentalismo – proposta de confirmação científica dos fenômenos ou descobertas através da experiência –, o universalismo – a busca permanente do conhecimento total, ou seja, dos vários setores do conhecimento –, o hedonismo – valorização dos prazeres da vida – e o individualismo, que consiste na supervalorização da ação individual e na consideração das diferenças individuais entre as pessoas para, em última análise, despertar o espírito de competição, de concorrência.

Os ideais renascentistas de harmonia e proporção conheceram o apogeu nas obras de Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, durante o século XVI.

Houve também progressos na medicina e anatomia, especialmente após a tradução, nos séculos XV e XVI, de inúmeros trabalhos de pensadores da Antiguidade como Hipócrates e Galeno. Entre os avanços realizados, destacam-se a inovadora astronomia de Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Johannes Kepler. A geografia se transformou graças aos conhecimentos empíricos adquiridos através das explorações e dos descobrimentos de novos continentes e pelas primeiras traduções das obras de Ptolomeu e Estrabão.

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Universidades Públicas do Paraná Datas dos vestibulares

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

1. Inscrições na Internet: 01 a 21/09/2011
2. Valor da Inscrição: R$90,00.
3. Provas:11, 12 e 13/12/2011.
4. Resultados: 13/01/2012.

5. Obras de literatura: Contos Novos (Mário de Andrade), Dom Casmurro (Machado de Assis), Melhores Poemas (Gonçalves Dias), Melhores Poemas (João Cabral de Melo Neto), Melhores Poemas (Manuel Bandeira), O Calor das Coisas (Nélida Piñon), O Cobrador (Rubem Fonseca), Poemas Escolhidos (Cláudio Manuel da Costa), Senhora (José de Alencar) e Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto).

6. Mais informações: http://www.vestibular.uem.br/



1. Inscrições na Internet: Universais - 15/08 a 15/09/2011 e para isentos – 27/06 a 15/07/2011.
2. Valor da Inscrição: R$100,00.
3. Provas: 1ª Fase – 30/10/2011. 2ª Fase – 20, 21 e 22/2011.
4. Resultados: 1ª Fase – 07/11/2011. 2ª Fase – 17/01/2012.

5. Obras de literatura:A Capital Federal (Arthur Azevedo),A Confissão de Lúcio (Mario de Sá-Carneiro), A teus pés (Ana Cristina Cesar), Bom Crioulo (Adolfo Caminha), Cidade de Deus (Paulo Lins), Contos Gauchescos (João Simões Lopes Neto), Espumas Flutuantes (Castro Alves), Falso Mar, Falso Mundo (Raquel de Queiroz), O Outro Pé da Sereia (Mia Couto) e Poesias Selecionadas (Gregório de Matos).

6. Mais informações: http://www.cops.uel.br/


1. Inscrições na Internet: 19/08/2011 a 16/09/2011.
2. Valor da Inscrição: o valor ainda não foinão divulgado.
3. Provas: 1ª Fase – 13/11/2011. 2ª Fase – 11 e 12/12/2011.
4. Resultados:a data ainda não foi divulgada.

5. Obras de literatura:Anjo Negro (Nelson Rodrigues), Inocência (Visconde de Taunay), Lucíola (José de Alencar), Novas diretrizes em tempos de paz (Bosco Brasil), Novas diretrizes em tempos de paz (Bosco Brasil), O Bom Crioulo (Adolfo Caminha), Poemas escolhidos (Gregório de Matos - organização de José Miguel Wisnik), Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles), São Bernardo (Graciliano Ramos) e Urupês (Monteiro Lobato).

6. Mais informações: http://www.ufpr.br/



1. Inscrições na Internet: de 03/10/2011 a 07/11/2011, atéàs 17h.
2. Valor da Inscrição: R$90,00.
3. Provas: 1ª Fase – 27/11/2011 –das 8h30min às 13h. 2ª Fase – 11/12/2011 –das 8h30min às 12h30min.
4. Resultados: 1ª Fase – 02/12/2011, até às 20h. 2ª Fase - 21/12/2011, às 16h.

5. Obras de literatura:POEMAS - GREGÓRIO DE MATOS GUERRA 1) Implorando de Cristo, um pecador contrito, perdão dos seuspecados (1º verso: “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado”); 2)Moralidade sobre o dia de quarta-feira de cinza; (1º verso: “Que ésterra, oh Homem, e em terra hás de tornar-te”); 3) À Bahia; (1º verso:“Triste Bahia! Oh quão dessemelhante”); 4) Aos senhoresgovernadores do mundo em seco da Bahia e seus costumes; (1º verso:“A cada canto um grande Conselheiro”); 5) Expressões amorosas auma dama a quem queria; (1º verso: “Discreta e formosíssimaMaria,”); 6) Aos afetos e lágrimas derramadas na ausência da damaa quem bem; (1º verso: “Ardor em firme coração nascido,”);CLÁUDIO MANUEL DA COSTA 1) Soneto XIV (Quem deixa o trato pastoril amado.); 2) Soneto LXII(Torno a ver-vos, ó montes; o destino.).TOMÁS ANTONIO GONZAGA 1) Lira I (primeira parte de Marília de Dirceu); 2) Lira II (primeiraparte de Marília de Dirceu).ÁLVARES DE AZEVEDO 1) Lembrança de morrer.GONÇALVES DIAS 1)Canção do exílio.CASIMIRO DE ABREU 1) Meus oito anos.CASTRO ALVES 1) O navio negreiro.OLAVO BILAC 1) A um poeta.RAIMUNDO CORREIA 1) Anoitecer; Banzo.ALPHONSUS DE GUIMARÃES 1) Ismália.MÁRIO DE ANDRADE 1) Descobrimento.VINÍCIUS DE MORAES 1) Soneto de separação; 2) Soneto de fidelidade.MANUEL BANDEIRA 1) Poética;2) Desencanto;3) Andorinha.CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 1) Órion;2) Inscrição; 3) Infância; 4) Sina;5) E agora José?ADÉLIA PRADO 1) Com licença poética; 2) Clareira; 3) Bucólica nostálgica.CONTOS - MACHADO DE ASSIS 1) Cantiga de esponsais; 2) Missa do galo; 3) A cartomante.SIMÕES LOPES NETO 1) No manantial.MONTEIRO LOBATO 1) Negrinha; 2) Bucólica.MÁRIO DE ANDRADE 1) O peru de natal.LYGIA FAGUNDES TELLES 1) Antes do baile verde.GUIMARÃES ROSA 1) Famigerado.DALTON TREVISAN 1) Balada das mocinhas do passeio; Apelo.RUBEM FONSECA 1) Passeio noturno - parte I.LUIZ VILELA 1) Rua da amargura.ROMANCES - ERICO VERÍSSIMO 1) Um certo capitão Rodrigo.JOSÉ LINS DO REGO 1) Menino de engenho.CRISTOVÃO TEZZA 1) O filho eterno.

6. Mais informações: http://www.unioeste.br/vestibular/



1. Inscrições na Internet: de05/09/2011 a 05/10/2011, no endereço http://www.uepg.br/cps.
2. Valor da Inscrição: R$90,00.
3. Provas:10, 11 e 13/12/2011.
4. Resultado:data ainda não divulgada.
5. Obras de literatura:Guarani (José de Alencar), Dom Casmurro (Machado de Assis), Muitas Vozes (Ferreira Gullar), Dois Irmãos (Milton Hatoum) e Felicidade Clandestina (Clarice Lispector).

6. Mais informações: http://www.cps.uepg.br/vestibular/vestibular.htm




1. Inscrições na Internet: de 18/07/2011 a 09/08/2011
2. Valor da Inscrição: R$90,00.
3. Provas:18 e 19/09/2011.
4. Resultado:07/10/2011.

5. Obras de literatura:Inocência(Visconde de Taunay), Contos(Machado de Assis –(Série Bom Livro)), O Cortiço (Aluízio de Azevedo), Um amor Anarquista (Miguel Sanches Neto), Civilização e outros Contos (Eça de Queirós), São Bernardo (Graciliano Ramos), Viagem no Espelho (Helena Kolody), Jangada de Pedra (José Saramago), O Rei da Vela (Oswald de Andrade) e A Rosa do Povo (Carlos Drumond de Andrade).


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QUESTÕES PARA ESTUDO

Totalitarismo, Crise de 1929, Segunda Guerra Mundial

1- Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o liberalismo foi definitivamente questionado. Diante da depressão econômica, do clima de revanchismo e da lembrança traumática das trincheiras, os valores liberais dificilmente podiam se sustentar. O entre guerras assistiu à construção de uma nova ordem não identificada com a democracia liberal. Tal panorama, especialmente visível na Itália e na Alemanha, levou esses países ao encontro do fascismo.
Sobre a conjuntura política do período, assinale o que for correto.
01) Depois da marcha sobre Roma, Mussolini foi chamado pelo rei Vítor Emanuel III, em 1922, para integrar o governo.
02) Em 1933, Hitler foi nomeado pelo presidente Hindenburg para o cargo de chanceler. Ambas as lideranças chegaram ao poder em seus países de forma ilegal.
04) O culto à personalidade, uma política externa agressiva e o apelo ao esforço nacional eram características do fascismo e do nazismo.
08) Os meios de comunicação, nesses países, desfrutavam de considerável liberdade de imprensa, criticando as opções políticas do regime fascista nos programas de rádio e nos jornais.
16) As anexações territoriais eram importantes para os regimes fascistas, porque restauravam o orgulho nacional significavam possibilidades econômicas infinitas. Tais fatores, dentre outros, explicam a obsessão de Hitler pelo espaço vital, e o desejo de Mussolini pelo restabelecimento dos domínios do antigo Império Romano.
(             )

2- Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, na Alemanha, representaram o auge do chamado Nazi-fascismo, movimento que se sustentava em um discurso marcadamente nacionalista e que levou ao início da II Guerra Mundial. A respeito do Nazi-fascismo, assinale o que for correto.
01) A suástica, utilizada em diferentes culturas e tempos, foi adotada por Adolf Hitler como principal símbolo visual nazista.
02) Os membros do Partido Fascista na Itália usavam uniformes (camisas negras) e obedeciam ao chefe supremo (Mussolini) da mesma forma que os soldados obedeciam a um oficial do Exército.
04) A situação crítica da Europa após I Guerra Mundial favoreceu o surgimento de ideologias totalitárias que se apresentavam como solução para os problemas econômicos, políticos e sociais dos países europeus. Foi assim que os regimes Nazifascistas chegaram ao poder.
08) Entre as mudanças implementadas pelo Führer, após chegar ao poder na Alemanha, estão o fechamento dos partidos políticos, a perseguição dos judeus, a política nacionalista e a adoção de diversos símbolos nazistas.
16) Mein Kampf (Minha Luta), livro escrito por Adolf Hitler, concentra as teorias raciais e os princípios fundamentais do projeto nazista defendido por aquele líder germânico.
(             )

3- Os anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial foram marcados por acordos e por tratados que possibilitaram a formação do Eixo Roma-Berlim-Tóquio, constituindo a principal organização multilateral que promoveu ativamente o conflito. A respeito desse período, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O Eixo Roma-Berlim-Tóquio contou também com a participação da França e da Suíça para lutar contra os países aliados.
02) Em 1936, o Japão, liga-se à Alemanha e firmam o Pacto Anti-Komintern.
04) Apesar de sua atuação efetiva na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, os Estados Unidos inicialmente colaboraram com os nazistas, assinando com a Alemanha um tratado de não-agressão.
08) Antes do início da Segunda Guerra Mundial, a Liga das Nações foi abandonada pela Itália, pela Alemanha, pelo Japão e pelo Brasil.
16) O Eixo Roma-Berlim-Tóquio foi constituído exclusivamente pela Itália, pela Alemanha e pelo Japão.
(             )

4- O fascismo e o nazismo estão entre os exemplos de regimes autoritários do século XX. Sobre essa experiência histórica, assinale o que for correto.
01) A prosperidade econômica, vivenciada pela Itália e pela Alemanha após o final da primeira guerra mundial, deu forte impulso para a popularização, respectivamente, do fascismo e do nazismo nesses países.
02) Ambos os regimes tinham no combate à igreja católica e na defesa do ateísmo duas de suas principais bandeiras.
04) O comunismo soviético foi um dos mais fortes aliados ideológicos para a ascensão do fascismo italiano e do nazismo alemão.
08) Tanto no fascismo como no nazismo o Estado ocupou um importante papel na condução da sociedade e se valeu de instrumentos de propaganda e de repressão contra os seus opositores.
16) O nazismo ascendeu na Alemanha após a fracassada experiência da república de Weimar e sua opção econômica liberal.
(             )

5- Dois momentos marcantes na História americana, com repercussão em todo o mundo ocidental, foram o “crack” de 1929 e o “New Deal”. A que se referem essas duas expressões, respectivamente?
a) Quebra da Bolsa de Nova York e do sistema econômico; plano de restauração elaborado pelo presidente Roosevelt.
b) Derrota do Sul, na Guerra de Secessão; nova política do presidente Abraham Lincoln.
c) Surgimento do tráfico de drogas; plano de recuperação econômica, do presidente Wilson.
d) Entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial; plano de recuperação para a Europa.
e) Queda da hegemonia americana; restauração do sul dos Estados Unidos.

6- As causas da crise de 1929 foram:
a) aumento das taxas de juros, explosão de consumo, quebra da produção agrícola e nacionalização de empresas.
b) consolidação do Nazi-Fascismo, aumento do consumo, valorização do mercado financeiro e aumento das exportações.
c) "crack" da Bolsa de New York, aumento dos preços do petróleo, redução dos salários.
d) intervenção do Estado na economia, contradição entre capacidade de consumo e produção e concorrência com os produtos asiáticos.
e) superprodução agrícola e industrial, diminuição do consumo, "crack" da Bolsa de New York e diminuição das exportações.

7- A adoção do "New Deal", após a crise de 1929, nos Estados Unidos, identifica-se com:
a) o intervencionismo do Estado na Economia, para gerar empregos, regulamentar os salários e incentivar a produção agrícola.
b) a intenção de socializar progressivamente a economia norte-americana através de mecanismos nitidamente estatizantes.
c) a política de juros baixos adotadas pelos bancos privatizados pelo governo de F. D. Roosevelt.
d) a recuperação econômica das indústrias falidas (com o "crack" da Bolsa), através da entrada de capitais estrangeiros.
e) o emprego de mão-de-obra, subsidiada pelo governo, tanto na indústria como na agricultura.

8-Sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto.
01) Os confrontos da Segunda Guerra Mundial foram divididos entre duas coalizões militares: o Eixo (do qual faziam parte Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética).
02) Inúmeras batalhas da Segunda Guerra Mundial ocorreram no Oceano Pacífico, no norte da África e na Europa.
04) O acontecimento que simboliza o início da Segunda Guerra foi a invasão da Alemanha pelos franceses liderados pelo General De Gaulle.
08) O Japão foi o último país do eixo a assinar o tratado de rendição e pagou um alto preço por conta disso. Em agosto de 1945, com a Guerra praticamente ganha pelos aliados, as cidades de Hiroshima e de Nagasaki foram alvos de um ataque aéreo norte americano que lançou a bomba atômica sobre ambas.
16) A Liga das Nações, criada após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) com o objetivo de manter um equilíbrio político mundial, não teve forças suficientes para evitar o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
(             )

9- Um dos maiores conflitos da história da humanidade, a II Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, mudou a feição mundial na segunda metade do século XX. A respeito desse conflito, assinale o que for correto.
01) A invasão da Polônia pela Alemanha nazista gerou uma reação imediata da França e da Inglaterra que declararam guerra à Alemanha, dando início a II Guerra Mundial.
02) O ataque japonês à base naval de Pearl Harbour, no Hawai, provocou a entrada efetiva dos Estados Unidos na Guerra.
04) O norte da África, região estratégica durante a Guerra, foi cenário de grandes batalhas entre Aliados e o Eixo.
08) O lançamento da bomba atômica nas cidades de Hiroshima e Nagasaki fez com que o Japão se rendesse incondicionalmente, simbolizando a derrocada do Eixo no conflito.
16) O holocausto comandado pelos nazistas foi uma estratégia para a solução do "problema judeu" e levou à morte cerca de seis milhões de pessoas nos diversos campos de concentração montados nas regiões controladas pelos alemães durante a Guerra.
(             )

10- Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que
01) os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas.
02) a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola.
04) com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975.
08) entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, reunidos no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936.
16) A Guerra Civil Espanhola foi motivada pela crise gerada após 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York.
(             )

11- Assinale a linha de tempo que contém a sequência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial:
a) Invasão da Polônia - "Dia D" - Julgamento de Nüremberg - Batalha de Stalingrado - Operação "Barbarrosa.
b) Ataque a Pearl Harbor - "Anschluss" - Invasão da Polônia - Batalha de Stalingrado - "Dia D"
c) Operação "Barbarrosa" - Batalha de Stalingrado - "Anschluss" - Ataque a Pearl Harbor - Invasão da Polônia
d) Pacto Nazi-soviético - Invasão da Polônia - Operação "Barbarrosa" - Batalha de Stalingrado - "Dia D"
e) "Anschluss" - Operação "Barbarrosa" - "Dia D" - Ataque a Pearl Harbor - Julgamento de Nüremberg

12- Em dezembro de 1943 foi realizada por Roosevelt, Churchill e Stalin, a Conferência de Teerã, que decidiu a abertura de um novo front da Guerra com a invasão da Normandia. Esta reunião assinala alteração na situação da Alemanha, que passa a atuar na defensiva e os Aliados assumem a ofensiva. A inversão no quadro da guerra se deveu à
a) ruptura do pacto germano-soviético pela URSS, que libertou a França.
b) unificação da Coréia e ao controle do petróleo romeno pelos norte-americanos.
c) ofensiva soviética iniciada na Batalha de Stalingrado e à rendição italiana frente aos aliados.
d) aliança da URSS com o Japão, obrigando o Eixo a recuar na Ásia.
e) proclamação da República Social Italiana por Mussolini, que rompeu o pacto com a Alemanha e arrastou a Iugoslávia.

13- Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que
a) demonstram o domínio absoluto do Japão no Pacífico afastando os interesses e as pretensões norte-americanas.
b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.
c) desembocam posteriormente, como justificativa, na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional do Japão.
d) iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.
e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.





Gabarito
1- 02 04 16
2- 01 02 04 08 16
3- 02 16
4- 08 16
5- a
6- e
7- a
8- 01 02 08 16
9- 01 02 04 08 16
10- 02 04 08
11- d
12- c
13- c




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QUESTÕES PARA ESTUDO

segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Iluminismo, Revolução Industrial, Revolução Francesa

1- Assinale as alternativas corretas sobre o Iluminismo e seus pensadores:
01) O iluminismo defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
02) Foi um movimento revolucionário que surgiu no século XVIII e propagava, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico a livre iniciativa.
04) Influenciou alguns governantes europeus que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.
08) Os filósofos iluministas valorizavam a razão e a ciência como meios de compreender o homem e a sociedade.
16) Combatiam a intolerância religiosa e a oposição que o clero fazia ao desenvolvimento capitalista. Os iluministas eram todos ateus, isto é, não acreditavam na existência de Deus.
(           )

2- É notável no mundo político da atualidade a discussão entre adeptos da intervenção do Estado na economia e aqueles que defendem a intervenção do Estado somente para fiscalizar e atuar no sentido de permitir o livre jogo das leis do mercado. Toda essa discussão tem sua origem no século XVIII, a partir do iluminismo. Sobre esse tema, marque as corretas:
01) A conjuntura do Iluminismo caracterizou-se por um amplo debate, movido por intelectuais franceses que combatiam o fanatismo religioso, os privilégios, o absolutismo e a falta de liberdade econômica.
02) Os economistas franceses do século XVIII, chamados fisiocratas, eram favoráveis às práticas econômicas que na história da economia política ficaram conhecidas como “mercantilismo.”
04) Os iluministas propunham a destruição dos princípios religiosos e da autoridade da Igreja, aplicando as ideias do materialismo histórico.
08) Os monarcas chamados “Déspotas Esclarecidos” adotaram algumas ideias iluministas com a pretensão de modernizar seus Estados principalmente quanto às relações econômicas, as práticas religiosas e o privilégio dos nobres.
16) John Locke foi um dos principais pensadores iluministas. Em sua obra “Segundo Tratado do Governo Civil”, condena o poder ilimitado dos reis, defende o liberalismo político.
(           )

3- (UEM) Em meados do século XVIII, surgiu na Europa uma profunda crítica intelectual à sociedade do Antigo Regime, o Iluminismo. Sobre esse movimento intelectual, assinale o que for correto:
01) A Enciclopédia, editada por Diderot e D’Alembert, foi elaborada pelos iluministas como uma forma de difundir as novas ideias.
02) O Iluminismo surgiu do embate entre a Monarquia Constitucional e os defensores das liberdades sociais e expressou, entre outras questões, a luta por uma sociedade economicamente igualitária.
04) Dentre os principais pensadores iluministas destacam-se Montesquieu, autor de O Espírito das Leis, Voltaire, que ridicularizou o absolutismo, e Jean Jacques Rousseau, autor da obra O Contrato Social.
08) Foi um movimento exclusivamente francês, haja vista não terem existido pensadores iluministas na Inglaterra, na Itália e em outros países da Europa.
16) Dentre as principais ideias dos iluministas destacam-se a igualdade jurídica, a liberdade individual e a tolerância religiosa.
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4- (UEM) A Revolução Industrial foi o processo de transformações tecnológicas e sociais ocorrido pioneiramente na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII. Com respeito à Revolução Industrial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Uma das características da Revolução Industrial foi a utilização do vapor para acionar as máquinas, em substituição à força muscular.
02) A Revolução Industrial consolidou definitivamente uma produção baseada em pequena escala que visava atender a demanda dos consumidores locais.
04) A Revolução Industrial caracterizou-se pela intensa utilização do trabalho dos artesãos, que, mesmo sem dispor de máquinas, conseguiram multiplicar a produção.
08) A Revolução Industrial encerrou a fase de acumulação primitiva de capitais e a preponderância do capital mercantil sobre a produção.
16) A Revolução Industrial caracterizou-se pela construção e utilização de máquinas regulares e mais precisas que substituíram o trabalho do homem, antes realizado manualmente.
(           )

5- (UFRS) O significado de Revolução Industrial é consideravelmente amplo e designa as modificações ocorridas na Inglaterra a partir de 1760, e em outros países, a partir de 1830. As transformações econômicas, sociais e políticas provocadas pela industrialização, foram tão profundas na Europa que podem ser denominadas revolucionárias, porém, nem sempre promoveram a justiça social. Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) relacionadas com a denominada Revolução Industrial:
01) O aperfeiçoamento dos teares e das máquinas de fiar, na segunda metade do século XVIII, proporcionou condições para a concentração dos operários nos arredores das fábricas, em ótimas condições de moradia, curtas jornadas de trabalho e boas condições sanitárias.
02) Na Inglaterra, considerada berço da Revolução Industrial, as condições de trabalho nas fábricas permitiam que as crianças dedicassem seu tempo exclusivamente aos estudos e às brincadeiras, isto é, inexistia o trabalho infantil.
04) Na Inglaterra, a aglomeração de trabalhadores provocada pela industrialização, sem condições sanitárias satisfatórias, provocou com certa frequência, o surgimento de epidemias.
08) Na Inglaterra, as crianças foram utilizadas como mão-de-obra, em quase todos os ramos de manufatura do Reino.
16) A utilização das máquinas nas fábricas inglesas provocou a reação de artesãos que perceberam o perigo do desemprego. Alguns grupos foram organizados com o objetivo de destruí-las.
32) Uma das consequências mais significativas da Revolução Industrial foi a concentração demográfica nas cidades.
(           )

6- (UFMS) A Revolução Francesa, segundo o historiador Holland Rose, foi “a série de acontecimentos mais terrível e momentosa em toda a história (…) … o ponto de partida real para a história do século XIX; pois esse grande levante afetou profundamente a vida política e, mais ainda, a vida social do continente europeu”.
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 20.
Assinale a(s) alternativa(s) que evidencia(m) as tensões e impasses da Revolução Francesa.
01) A Revolução Francesa provocou profundas mudanças em seu país, mas foi um episódio de alcance apenas regional, pois nos demais países e continentes apenas conseguiu difundir vagas ideias sobre igualdade e fraternidade.
02) O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem; com ela, viria o risco da revolução social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República Jacobina.
04) Tanto os girondinos como os jacobinos queriam radicalizar a Revolução, questionavam a existência da propriedade privada e, inspirados em Rosseau, desejavam implantar uma democracia popular.
08) O golpe de Estado de 18 de Brumário, encabeçado por Napoleão, foi apoiado pela burguesia conservadora. Para essa burguesia a questão era apoiar o golpe ou deixar que a Revolução continuasse.
16) Houve vários momentos dentro da Revolução Francesa. Destes, duas vertentes distintas podem ser identificadas: uma em 1789 e outra em 1793. A primeira inspirou-se na autoridade, na hierarquia das classes e na liberdade perante a lei. A segunda aprofunda a Revolução e volta-se mais para a igualdade
(           )

7- Com relação à França pré-revolucionária, some as alternativas corretas.
(01) O primeiro estado era constituído por camponeses, artesãos, comerciantes e o restante da alta nobreza, perfazendo um total de 1 milhão e 200 mil membros.
(02) A sociedade do Antigo Regime se caracterizava pela desigualdade de direitos entre os homens, de acordo com sua origem, dividindo-se em três ordens: os que rezam, os que combatem, os que trabalham.
(04) O clero (cerca de 120 mil pessoas) e a nobreza (350 mil membros) constituíam, respectivamente, o primeiro e o segundo estados.
(08) A Assembleia Nacional assumiu a direção política do país, caracterizando a monarquia constitucional.
(16) O ônus dos impostos a das contribuições para o rei, para o clero e para a nobreza recaía igualmente sobre os três estados.
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8- Analise as afirmativas abaixo, no contexto da Revolução Francesa e assinale as corretas.
01) A Assembleia dos Notáveis decidiu convocar o Terceiro Estado diante do impasse gerado pelo aumento de impostos. O objetivo dessa Assembleia era redigir uma constituição para a França.
02) O período conhecido como “Terror” foi marcado pela ditadura dos jacobinos que usaram de violência para conter os contrarrevolucionários. Milhares de pessoas morreram na guilhotina. A organização do poder atendeu os interesses da pequena burguesia.
04) A “Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão” corresponde à determinação burguesa de levar adiante um processo revolucionário que acabasse com o privilégio de nascimento e garantisse direito de propriedade privada.
08) A Queda da Bastilha e o “Grande Medo” marcaram um período de intensas lutas populares. Foram episódios da Revolução Francesa que culminaram com a derrubada de símbolos absolutistas e feudais, envolvendo classes populares urbanas e camponesas, respectivamente.
16) Com o Golpe do 9 Termidor, Napoleão Bonaparte depõe o Diretório e inicia um período de conquistas territoriais francesas com amplo apoio da nobreza.
(           )

9- (UEM) A Revolução Francesa teve vários períodos, dentre eles, o da Convenção, que se pode caracterizar por
01) Ter proclamado a República e estabelecido um novo calendário, segundo as manifestações da natureza.
02) Imediatamente ter distinguido os girondinos - representantes dos pequenos burgueses - e os jacobinos - representantes da grande burguesia.
04) ter uma Constituição com característica democrática, tendo em vista que concedeu o direito de voto universal a todos os franceses maiores de 21 anos.
08) Os jacobinos, apesar de avanços revolucionários, não terem feito nada para abolir a escravidão nas colônias e acabar com os privilégios.
16) Ocorrer, paralelamente ao avanço revolucionário, uma luta entre os jacobinos, liderados por Robespierre e Saint-Just, culminando com a morte de Danton na guilhotina.
(           )

10- (UFSCar) A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris. (...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco. A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru. (...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: “Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!”
(Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:
(a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
(b) nos primeiros tempos da revolução, parte da população francesa acreditava que o rei poderia resolver o problema da fome e apoiava a manutenção da monarquia.
(c) os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma República na França.
(d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica.
(e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.


GABARITO
1- 02 04 08
2- 01 08 16
3- 01 04 16
4- 01 08 16
5- 04 08 16 32
6- 02 08 16
7- 02 04 08
8- 02 04 08
9- 01 16
10- B


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