A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

quarta-feira, 11 de março de 2009

Conforme combinamos, o texto pode complementar os estudos sobre a Primeira Grande Guerra. Boa leitura!


A Primeira Guerra Mundial teve como causa principal as pretensões imperialistas das grandes potências, estabelecida com a Segunda Revolução Industrial. Cada país desejava ampliar seus mercados externos e também suas "colônias", garantindo o controle de mercados seguros de compras e exploração.
Os países mais descontentes e que podem ser considerados como causadores da guerra foram a Itália e a Alemanha. Estes países desejavam aumentar seu mercado consumidor externo, mas devido a partilha da Ásia e África entre a Inglaterra, França e outros países, a Itália e Alemanha ficaram descontentes, pois não tiveram participação na partilha, ou seja, ficaram em desvantagem.

Além disso, vale destacar as rivalidades entre alguns países:


- A França havia perdido no final do século XX, a região da Alsácia-Lorena, região rica em minérios, para a Alemanha na guerra franco-prussiana. Com isso, era grande o desejo de revanchismo por parte dos franceses.

- Rivalidade entra Inglaterra e Alemanha, após a unificação da Alemanha e o seu forte crescimento industrial, a Alemanha desejava conquistar novos mercados e passou a comercializar seus produtos a preços mais baixos para superar a Inglaterra, esta por sua vez mostrava disposição de manter sua hegemonia a qualquer custo. A Alemanha tornou-se um obstáculo indesejável.

- Rivalidade entre Império Austro-Húngaro e a Rússia - a Rússia desejava dominar obter uma saída para o mar Mediterrâneo. Para justificar esse expansionismo, divulgou o pan-eslavismo, movimento o qual a Rússia tinha o direito de proteger as pequenas nações eslavas na península Balcânica. No entanto, A Áustria tinha anexado as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, desejando dominar toda a região dos Bálcãs, provocando reação da Rússia e da Sérvia.

Devido a esse sentimento de medo de uma guerra, cada país começou a se armar, acontecendo a corrida armamentista "paz armada".


Alianças


Cada país tinha conhecimento dos seus problemas e também das semelhanças com alguns outros países que também tinham problemas, com isso a Alemanha procurou aliar-se com o Império Austro-Húngaro, mais tarde procurou a Itália para aliar-se também ao bloco, formando a Tríplice Aliança.
A França vendo o avanço alemão decidiu aliar-se a Rússia que também temia o avanço alemão no leste europeu, mais tarde a Inglaterra também assinou um tratado com a França e a Rússia, pois também temia o crescimento alemão, estava formado assim a Tríplice Entente.
O estopim da Primeira Guerra, a causa imediata, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, na Sérvia. Assim em julho de 1914 a Áustria declarou guerra a Sérvia e assim iniciou a Primeira Guerra Mundial.

A Guerra

No primeiro ano da guerra, os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando rumo a Paris para tomar a capital. Os franceses planejaram invadir a Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os franceses, os ingleses e os belgas.
Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exércitos defendiam suas posições utilizando-se de uma extensa rede de trincheiras que eles próprios cavavam. Enquanto isso, na frente oriental, o exército alemão impunha sucessivas derrotas ao mal-treinado e muito mal-armado exército russo. Mesmo assim, os alemães não tiveram fôlego para invadir a Rússia.
Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Ao mesmo tempo que foi se alastrando, o conflito tornou-se cada vez mais trágico. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas.

Em 1917, dois fatos foram decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a saída da Rússia. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França. Esse apoio tem uma explicação simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno. Caso seus aliados perdessem a guerra, ficariam economicamente arrasados e não poderiam pagar os empréstimos realizados. Utilizou como pretexto o afundamento do navio "Lusitânia", que foi atacado por submarinos alemães.

Por outro lado, a Rússia precisou retirar-se da guerra para resolver um sério conflito interno: a Revolução Russa. Os bolcheviques tomaram o poder e assinaram um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia, inclusive a entrega de territórios como a Estônia, a Letônia, a Lituânia e parte da Polônia.

Outras nações também se envolveram na guerra. Turquia e Bulgária juntaram-se à Tríplice Aliança, enquanto Japão, Portugal, Romênia, Grécia, Brasil, Canadá e Argentina colocaram-se ao lado da Entente.

A Alemanha ainda resistia quando foi sacudida por uma rebelião interna, que forçou o imperador Guilherme II a abdicar em 9 de novembro de 1918. Assumindo o poder imediatamente, o novo governo alemão substituiu a Monarquia pela República. Dois dias depois rendeu-se, assinando um documento que declarava a guerra terminada.
Derrotada, a Alemanha foi obrigada a reconhecer a culpa pela Guerra e a assinar o tratado de Versalhes, considerado bastante humilhante, incentivando anos depois o aparecimento do Nazismo alemão que culminou na Segunda Guerra Mundial.

Observe o mapa da Europa antes da Primeira Grande Guerra e após 1917, com os Tratados do pós-guerra:
Após a guerra, o mapa da Europa sofreu modificações significativas. Novos países surgiram e outros perderam território. A Alemanha ficou economicamente e militarmente arrasada enquanto os Estados Unidos despontavam como grande potência do século XX.
Foi criada a Liga das Nações com o objetivo de resolver diplomaticamente problemas futuros entre as nações.
As mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho já que muitos homens morreram ou ficaram mutilados.
Você pode imprimir ou anotar as principais informações.
E deixe um comentário! Não custa nada.


62 comentários:

Anônimo at: 12 março, 2009 14:57 disse...

Professoraa, eu nao lembro de vc ter explicado as paginas 11 ate 16. Qual é o assunto dessas paginas?

Anônimo at: 15 março, 2009 20:12 disse...

nossa professora é muito melhor os seus textos o livro é uma linguagem difícil e parece que não explica muito bem tudo adorei o seu blog!

Anônimo at: 16 março, 2009 19:09 disse...

Noosa profeessora muuito melhoor do que o livroo
muiito maiis rapidoo=D
Cheeeeio de infeiiitee seeu bloog :D

Anônimo at: 16 março, 2009 20:42 disse...

paarabéns pelo blog professora :*

Anônimo at: 16 março, 2009 21:29 disse...

prof.
muito legal seu blog adorei!!!
Vc é a melhor prof. que eu já tive e espero que vc continue sempre saaim sendo essa´pessoa que vc é . Mil bjos.

Anônimo at: 16 março, 2009 21:30 disse...

psora seu filho é um gatão
me apresenta pra ele!!!!!

Anônimo at: 16 março, 2009 21:44 disse...

Professora, sou da 8ª série, e parece que tem parte da matéria que está diferente do caderno. Por ex., o Japão entrou ou não na primeira guerra? no caderno você disse que não, aqui escreveu que entrou. Fiquei na dúvida. Não sei se copiei certo. Por favor, me ajude. Bjs.

{ Elaine Pavani } at: 17 março, 2009 09:07 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo at: 17 março, 2009 14:58 disse...

professora
gostei do blog
ja fiz um resumao de tudo no meu caderno sobre o conteudo
gostei de estudar aki pelo blog
hehe
brigadao Delvan Filho
aeee
abraços

Anônimo at: 17 março, 2009 17:18 disse...

Muito legal o bloog prof :D *-*


ameei, é muito mais pratico né ? :b

Anônimo at: 17 março, 2009 19:13 disse...

eee alguem afim de dar um resumo de td isso e postar aki
num custa nd
xD

by:EU

Anônimo at: 17 março, 2009 20:31 disse...

nossa professora, adorei o blog, é bem mais fácil estudar por aqui :) td de bom :*

Anônimo at: 21 março, 2009 00:42 disse...

eu achei q ficou meio confuso pq vc folou algumas coisas erradas cm o japao ter participado da 1 guerra mundial acho q deveria estudar mais o assunto... :!

{ Elaine Pavani } at: 21 março, 2009 10:07 disse...

Há alguma dúvida do envolvimento do Japão?
Ele entrou na guerra em 23 de agosto de 1914, ainda no primeiro ano de guerra.

{ Grazielle Cristina } at: 05 abril, 2009 20:25 disse...

Eu queria a foto da europa antes da Primeira Guerra Mundial e uma foto do mapa da europa depois daprimeira guerra mundial

Anônimo at: 20 abril, 2009 18:33 disse...

ajudou bastante....

{ Unknown } at: 21 abril, 2009 13:00 disse...

Teem como fazer um resumo pra mim sobre A segunda gerra mundial (antecedentes ) :D
Beeeiijoos e obrigadaaa'

{ Unknown } at: 21 abril, 2009 13:01 disse...

Teem como fazeer praa miimum resumo sobre A segunda gerra mundial (antecedentes)? :D
Beeeiijoos e obrigadaa'♥

Anônimo at: 23 abril, 2009 19:14 disse...

Eu amei , tudo direitinho esplicadinho , me ajudou muito !!!!!!!

{ Unknown } at: 29 abril, 2009 20:48 disse...

naum da pra ver a legenda do mapa.
Como eu vou ver do que se trata as cores indicadas nele!!!!

{ Daureane } at: 29 abril, 2009 21:28 disse...

Acho muito interessante um profº fazer uma síntese e passar para seus alunos... Achei super interessante!!!
Mas, como disse alguns alunos seus:"Japão se envolveu com a 1ª Guerra Mundial?"
Não entendi! Acho que tem algo de errado nesse seu pensamento...

{ Elaine Pavani } at: 30 abril, 2009 14:18 disse...

Esclarecendo...
o Japão não compôs inicialmente as alianças mas posteriormente entra na guerra. O JAPÃO PARTICIPOU SIM DA GRANDE GUERRA.

Peço desculpas se algo ficou confuso.

{ Unknown } at: 06 maio, 2009 19:42 disse...

nossa eu procurei muito todas essas informações do jeito que estão aqui e de um jeito bem resumido e muito bem esclarecido... como eu ja tinha um prévio conhecimento fiquei sabendo de alguma coisas novas e recordei o que tinha esquecido... pois amo a geografia juntamente com a historia e vi que você tem esse mesmo carinho pelas materias é oque eu oude notar... muito obrigada :)

Anônimo at: 13 maio, 2009 15:11 disse...

gostei mto do seu blog...
era exatamente o q eu estava procurando...

:)

Anônimo at: 13 maio, 2009 22:24 disse...

parabens gostei muitoo do seu blogg

{ Unknown } at: 24 maio, 2009 22:12 disse...

Gostaria de parabenisar a Professora pela iniciativa e inovação do uso da internet para incentivar, não só seu alunos, mas também outras pessoas, o gosto pelo estudo e pela história, mostrando de forma simples e saudável conteúdos que muitas vezes não são compreendidos por alunos com clareza dentro da sala de aula.
Obrigada por sua contribuição. Que Deus a abençoe e não a deixe esmorecer.

Anônimo at: 30 setembro, 2009 21:08 disse...

maneirooooooooooooooo

Anônimo at: 30 setembro, 2009 21:09 disse...

maneirooooooooooooooooooooooo

Anônimo at: 16 outubro, 2009 23:12 disse...

Muito bom, me ajudou bastante, soube explicar muito bem, e os pontos bem importantes.

Anônimo at: 08 março, 2010 18:34 disse...

Gostaria de saber exatamente quais foram os países que perderam território.

Anônimo at: 22 março, 2010 13:00 disse...

adorei precisei fazer um trabalho
e tudo q eu precisei estava aq...
MUITO BOM....:D

Anônimo at: 13 abril, 2010 09:19 disse...

professora elian assenhora é d+ por passar um trabalho desse nivel pra nós. ass; júnior seu aluno exemplar!

Anônimo at: 23 abril, 2010 23:27 disse...

Amei este texto...achei todo meu trabalho

Anônimo at: 04 maio, 2010 11:28 disse...

nao gostei????
brincadeira gostei,me ajudou muitooo em meus trabalhos de historia.
adorei d+.valeuuuuuuuuuuu.

Anônimo at: 04 maio, 2010 11:33 disse...

muitooooooooooo
lokkoooooooooooooo
parabens professora pelo blog
dddddd++++++++++++

Anônimo at: 23 maio, 2010 22:53 disse...

Adorei,servio para o meu trabalho ...
E ainda por cima tirei dez.
BOM D+D+D+D+D+D+D+D+D+

Anônimo at: 24 agosto, 2010 19:41 disse...

Parabéns pela matéria!
Leciono História e vou recomendar o se blog aos meus alunos,
Abraços

Anônimo at: 05 setembro, 2010 20:03 disse...

adorei saber melhor ainda, pq eu fiz na prova e ja sei q estou serta do q fiz na prova e nota 10

{ Gláucia Nogueira } at: 24 outubro, 2010 14:55 disse...

Muuutio boom ,adorei ;)! Obrigada!

Anônimo at: 18 fevereiro, 2011 17:10 disse...

achei uma merda

Anônimo at: 03 março, 2011 20:11 disse...

ameeeeeeeei ajudou muito pra estudar pra prova, bjimmm

polyanna at: 04 março, 2011 10:34 disse...

esses mapas são muitos imporatantes pra nós estudante!

Anônimo at: 14 março, 2011 18:38 disse...

Professora esse blog q vc montou é perfeito...
Muito obrigada pela ideia brilhante de criar ele.

Anônimo at: 25 março, 2011 09:57 disse...

preciso de um mapa grande pra semana que vem/antes e depois da primeira guerra mundial
se for possivel...aagradeço desde ja
p.s: seu blog é perfeito :)

Anônimo at: 08 abril, 2011 16:35 disse...

Ótimo blog. Parabéns professora iluminada. Que bela essa nossa vocação....

Anônimo at: 16 maio, 2011 17:27 disse...

poxxa muito legal prof

carla at: 17 maio, 2011 15:07 disse...

Adorei o blog.♥

Anônimo at: 25 maio, 2011 22:09 disse...

obrigada esse texto me ajudou bastante..................

Anônimo at: 28 junho, 2011 20:13 disse...

ei professora eu preciso de um desses da 2ªguerra mundial tem como a senhora me ajudar

Anônimo at: 04 julho, 2011 15:37 disse...

Muito bom
Parabéns

Anônimo at: 12 julho, 2011 21:02 disse...

Nossa realmente muito bom o conteudo!
me ajudou muito em um trabalho de historia.
Obrigada.

Anônimo at: 20 setembro, 2011 22:09 disse...

Micaely, O resumo que eu estava tanto presisando para terminar de fazer o meu trabalho esta a qui.

Agora vou sempre acesa esse saite.

Anônimo at: 17 novembro, 2011 23:22 disse...

hymk

Anônimo at: 08 dezembro, 2011 22:52 disse...

q bonitinho uma prof q tem ate blog, queria uma dessas hauahuahau

Anônimo at: 04 março, 2012 22:38 disse...

muito bom esse saite me ajudou muito,

{ Unknown } at: 13 março, 2012 17:06 disse...

Parabéns querida professora...muito bom o seu resumo...me ajudara bastante nesta prova....Beijão...Abraços....
Bia...Regina Mundi

Anônimo at: 17 março, 2012 15:42 disse...

brigada ajudou mt

Anônimo at: 31 março, 2012 17:42 disse...

seu texto ficou ótimo parabéns, me ajudou bastante com um trabalho da escola...obrigado...te devo uma.

Anônimo at: 08 maio, 2012 20:01 disse...

esses mapas tao uma porcaria

Anônimo at: 04 junho, 2012 10:49 disse...

eu keriia era a lista de paises que perderam territorios na primeira guerra mundial

Anônimo at: 29 agosto, 2012 18:45 disse...

texto muito grande da proxima vez resumir assim fica mais facil o entendimento.............

Anônimo at: 14 março, 2013 10:38 disse...

Otimo obrigado pela ajuda!

Postar um comentário